A arte tem diversas “faces” e a Prefeitura de Boa Vista promove o Festival Mormaço Cultural para conectar a população a todas as linguagens artísticas. Por isso, além de shows, outras apresentações também estão disponíveis no Parque do Rio Branco. Neste sábado, 31, a Arena Hip Hop, sob o comando do Grupo Plugadão, marcou o evento com muitas manobras de skate e música boa. Além disso, intervenções artísticas com teatro de rua, arte circense e dança completam a programação.
Logo após a entrada principal do festival, o público já prestigia um show de dança urbana e contemporânea com a companhia Well Souza. O grupo apresenta coreografias modernas do aplicativo TikTok, um sucesso mundial, e outras danças famosas entre os jovens. Dona Ednamar do Nascimento, de 60 anos, aprovou a ideia.
“Sou apaixonada por dança e amo ver pessoas dançando também. Participo de aulas de danças gratuitas nas praças e me divirto. Estou adorando o Mormaço, pois amo todas as atividades culturais que envolvem dança. Está muito maravilhoso”, afirmou a professora.
“A arte que se move”
A companhia Criart Teatral também está no festival entretendo a população com apresentações por todo o parque. “Já temos 24 anos de existência e decidimos trazer intervenções que não temos muitas oportunidades para fazer na cidade. No primeiro dia, trouxemos um número dedicado a um dos animais da nossa fauna, a garça. E no segundo, estamos com a Cabeça Animada, que são partes de um rosto que se juntam”, contou Kaline Barroso, diretora do grupo.
Também se apresentam no parque os grupos Locômbia e Circo ImaginArte para aproximar os boa-vistenses da arte circense. O que não falta é opção para se conectar com a cultura presente na nossa cidade. Nossos artistas estão dando um verdadeiro “espetáculo andante”.
Arena Hip Hop: skate, música boa e “batalha”
Com um octógono para duelo de MCs e breakdance, DJ e pista de skate, a Arena Hip Hop vem chamando a atenção de quem visita o Mormaço Cultural. Os responsáveis pela programação são os integrantes da Associação Jovens Plugadão, representando a cultura hip hop de Boa Vista no festival.
“Trazer essa cultura para a população é muito legal. Estamos sendo reconhecidos e aplaudidos. Esse é o tipo de oportunidade que precisamos e ficamos muito felizes em participar do Mormaço. Tem até artista grafitando ao vivo. Esse incentivo é muito importante para nós”, contou o representante do Plugadão, Elton Borges.