O Dia dos Pais é uma das datas comemorativas mais importantes do varejo brasileiro, e a expectativa para 2024 é de um volume de vendas que pode alcançar R$ 7,7 bilhões no país, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para garantir que os consumidores não tenham problemas, o Procon Assembleia, ligado à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), oferece orientações essenciais para compras seguras.
Aldo Carvalho, diretor do órgão, destaca a importância de pesquisar preços antes de adquirir qualquer produto ou serviço. “A primeira orientação que a gente dá é que o consumidor reserve um orçamento para investir naquele presente”, ressalta o diretor.
Para compras em lojas físicas, é crucial prestar atenção à política de troca. “O Código de Defesa do Consumidor [CDC] não prevê a obrigatoriedade de a loja trocar o produto, a menos que haja algum tipo de defeito. Então, se a loja oferecer um prazo de dez dias para trocar o presente, isso gera um contrato verbal com o consumidor que ela deve cumprir”, explica Aldo.
No caso de compras online, o CDC prevê um prazo de reflexão de sete dias. “Nesse período, o consumidor pode desistir da compra, independentemente de o produto ter defeito ou não. Esse prazo começa a contar a partir do momento em que ele compra ou quando o produto chega a sua casa”, complementa.
Ao comprar online, é importante verificar se o site é confiável e se a empresa possui um CNPJ ativo. Caso o pagamento seja por Pix, é essencial confirmar se o destinatário é o proprietário da loja para evitar golpes. “Também é importante não clicar em links recebidos pelo WhatsApp ou Facebook, pois podem ser golpes”, alerta Aldo.
Presentes & presença
De acordo com a estimativa da CNC, as lojas de vestuário deverão faturar R$ 3,07 bilhões com o Dia dos Pais. Em seguida, devem vir as movimentações esperadas nos ramos de produtos de perfumaria e cosméticos (R$ 1,51 bilhão) e de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 1,19 bilhão). Somados, esses três segmentos devem responder por quase 75% das vendas totais no varejo com a data deste ano.
Segundo Yves d’Sab, consultor de vendas de uma tradicional loja de roupas masculinas de um shopping em Boa Vista, as datas comemorativas são cruciais para alavancar as vendas e atrair e fidelizar clientes com perfis diferentes.
“Sempre trazemos novidades para datas comemorativas, até mesmo naquelas não focadas no público masculino, como o Dia das Mães, porque tentamos agregar alguma coisa para atrair o público feminino para a empresa também. E a nossa expectativa para o mês dos pais é sempre alta. Temos uma meta a atingir, porque a data é específica para o público masculino, então a procura é bastante alta tanto pelo público feminino, que vem presentear os pais e maridos”, afirma Yves.
Ainda segundo o consultor, investir na política de troca de presentes é fundamental para estreitar a relação com os clientes. “A pergunta comum é: ‘Ah, tem limite para a troca?’ Sim, o limite dado pela loja é de trinta dias. Caso o presente não sirva ou o presenteado não goste, o cliente pode trocar pelo mesmo produto em um tamanho maior ou menor, ou por outro de mesmo valor, ou até pagar a diferença”, explica.
Assim como as lojas se preparam com antecedência para receber os clientes durante datas comemorativas, os filhos também se organizam para passar esses momentos especiais com seus pais. Há 20 anos, a servidora pública Renata Moura, 37, deixou a sua cidade natal, Rorainópolis, para estudar em Boa Vista. Apesar da distância, Renata não abre mão de passar três datas importantes ao lado de seu pai: o aniversário dele, o Dia dos Pais e o fim do ano.
“Independentemente do que aconteça, estamos sempre com ele nesses períodos. Quando se trata de presente, ele prefere coisas práticas, como hidratante e protetor solar, pois são itens que usa regularmente”, diz Renata.
Para a filha, o presente é apenas um complemento. O que realmente importa é a reunião familiar. “Somos uma família muito simples, e papai sempre espera a gente chegar nesses dias. Ele diz que o presente é ter os três filhos lá. A gente se programa e vai, porque, para a gente, isso também é tudo. Presente é bom, mas a presença é o maior presente”, conclui a servidora.
Atendimento ao consumidor
Em caso de dúvidas ou problemas com produtos e serviços, o consumidor pode procurar o Procon Assembleia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da Superintendência de Programas Especiais da ALE-RR, localizada na Avenida Ataíde Teive, nº 3.510, bairro Buritis. Também é possível buscar atendimento pelo WhatsApp (95) 98401-9465 e por meio do site http://al.rr.leg.br/procon.
Texto: Suellen Gurgel
Fotos: Eduardo Andrade e Nonato Sousa
SupCom ALE-RR