Para fortalecer as ações de prevenção e combate ao tráfico de drogas, a PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio do Departamento de Narcóticos, Delegacia de Repressão ao Entorpecente, e a coordenação do Núcleo de Narcóticos, realizou nesta segunda-feira, dia 05, uma palestra sobre o uso de entorpecentes para alunos da Escola Estadual Maria Raimunda Mota de Andrade.
Ao todo, 400 alunos com idade entre 13 e 15 anos foram atendidos em duas palestras. À tarde, o foco foi atender adolescentes entre 14 e 18 anos.
De acordo com o diretor do Denarc, delegado Herbert de Amorim Cardoso, o objetivo principal da ação é conscientizar os jovens sobre o uso e abuso de drogas. “A droga causa muita destruição aos lares brasileiros. É por causa das drogas, na realidade do seu uso e do próprio tráfico, que aumentam crimes como furto, roubo, estupro e até mesmo homicídios. A ideia do trabalho policial é orientar os nossos jovens sobre os malefícios que a droga causa à saúde e à sociedade”, disse o diretor.
O delegado titular da DRE, Marcus Albano, destacou a importância de levar conhecimento às crianças e adolescentes sobre as consequências do uso de drogas.
“Nossa ideia é promover a ampla discussão sobre a prevenção do uso de drogas e mostrar aos nossos jovens os problemas sociais causados por essa prática. Abordar essa temática na escola faz parte de uma política de prevenção de Estado, pois é no ambiente escolar que se formam novos cidadãos”, afirmou.
Durante o trabalho educacional realizado na escola, se destacou a preocupação da gestora da instituição, Márcia Rocha de Carvalho, em levar conhecimento aos alunos. Na ocasião, foram apresentadas pelos policiais palestrantes amostras das principais drogas consumidas por usuários no Estado e suas consequências.
“Foi apresentado um trabalho dinâmico, lúdico, levando conhecimento e orientação aos jovens sobre as principais drogas usadas por traficantes para aliciá-los ao crime de tráfico de drogas. Trazer esse tipo de ação para dentro da escola é essencial para fortalecer a prevenção e preparar nossos jovens para enfrentarem esses desafios”, destacou a gestora.
O diretor do Denarc concluiu ressaltando que a ação educativa é parte de um esforço contínuo da Polícia Civil de Roraima. “Estamos comprometidos não só com a segurança e o bem-estar da comunidade, mas principalmente com o futuro dos nossos jovens. Queremos garantir que eles tenham a oportunidade de crescer em um ambiente saudável e seguro, e que possam construir um futuro melhor para si mesmos e para nossa sociedade”.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Jéssica Laurie
FOTOGRAFIA: Ascom/PCRR