Ao decidirem ir até o Centro de Difusão Tecnológica (CDT) prestigiar a Maior Feira da Agricultura de Roraima, os visitantes passam por diversas oportunidades de negócios e serviços municipais. Porém, a última parada é um presente, completamente gratuito, aos olhos de quem chega até o final do lugar: o campo de girassóis da Prefeitura de Boa Vista, que sempre “domina” as redes sociais com bons registros de fotos e vídeos.
Além do cultivo, o “mar amarelo” de seis hectares de girassóis também é “enfeitado” por borboletas e abelhas, que são importantes polinizadoras. Esse contato direto com a natureza é uma experiência marcante na AgroBV desde 2019, quando o cultivo da planta começou. Hoje, tirar fotos no campo tornou-se tradição para as famílias.
“Estamos sempre diversificando as cultivares para estudar quais se adaptam melhor ao nosso solo e clima. Esse ano, estamos com duas. Além de bonitas, elas também agregam bastante para os dados agronômicos do município. A expectativa de 2024 é que cerca de 50 mil pessoas venham prestigiar o campo”, relatou o engenheiro-agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Fábio Guths.
As irmãs Barros, Andreia e Paula, participaram da AgroBVRun e depois encontraram a terceira irmã, Mara, e sua filha de cinco aninhos, Rayna, no campo amarelo. “Foi uma loucura muito divertida. Já estou na quarta visita e é sempre muito lindo. Nós corremos, tiramos fotos bonitas e visitamos os stands. É um passeio em família”, explicou Andreia.
Instagram, Facebook, X, WhatsApp e mais: seja aonde for, os girassóis estarão lá
A farmacêutica Yamila Mesquita, de 25 anos, é mãe da pequena Isabela, de apenas um ano e nove meses. Ela foi prestigiar o campo com a mãe, o marido e mais um casal de amigos com sua filhinha. O grupo de sete pessoas organizou a saída de casa para o CDT com um objetivo em comum: atualizar os perfis nas redes sociais.
“Na minha opinião, esse é o ano em que os girassóis estão mais bonitos. Nós andamos com duas bebês e, para quem tem criança, é preciso um grande preparo na hora de fazer um passeio. Assim que chegamos, a recepção foi muito legal. Nos informaram sobre os espaços para os bebês. Viemos para ver os girassóis, mas também ficamos com vontade de dar uma passada no restante da feira”, contou Yamila.
De fato, a AgroBV é um evento para a família. Por isso, os Assunção e Ferreira não perderam tempo. Os pais Edvania e Sidney, de 41 e 43 anos, levaram os filhos Thalyta e Ediney, de 23 e 15 anos. Foi a primeira vez do filho vendo um girassol. “Na minha vida inteira, eu nunca tinha visto pessoalmente. É bem bonito e espero voltar mais vezes”, afirmou Sidney.
Thalyta, a mais entusiasmada do grupo, foi quem pensou nas poses para as fotos que logo estarão no feed de suas redes. “Sempre vejo as fotos de amigos e pessoas que sigo e tinha vontade de conhecer. É ainda melhor do que eu esperava. Aproveitei que toda a família estava disponível e viemos”, disse.
CAMPO EXPERIMENTAL – Voltado para o investimento em novas tecnologias à disposição dos agricultores de Roraima, em 2024, o campo está com cultivares de soja e milho, para aprimorar a cultura desses grãos durante o tempo chuvoso. Primeiro, são identificadas as culturas que se adaptam melhor. Depois, a SMAAI trabalha para garantir o melhor manejo.