Cada pessoa recebeu um kit com a camisa, o número e, na chegada, os participantes receberam uma medalha de participação do evento. Os três primeiros colocados nas categorias geral, servidor, PCD (pessoa com deficiência) e 60 Mais receberam troféus.
A novidade da Corrida do Meio Ambiente deste ano foi a Corrida Pedestres Kids, que reuniu crianças a partir dos dois anos até os 11 anos.
Pela manhã, às 8h30, foi dada a largada do passeio voltado especialmente para o público infantil de todas as idades com o objetivo de incentivar a prática esportiva desde cedo e promover um estilo de vida saudável.
No período da tarde, o evento foi destinado para adolescentes e adultos e começou às 17h50, reunindo corredores de diferentes níveis em um ambiente de integração.
O diretor-presidente da Femarh, Glicério Fernandes, destacou a importância do evento como forma de chamar a atenção do público para o meio ambiente. “A maior importância do evento é unir pessoas em torno do meio ambiente e, nesta edição, inovamos dedicando espaço para as crianças de dois anos a 11 anos. Então foi uma inovação”, disse.
Outro ponto ressaltado pelo presidente foi a presença dos familiares dos participantes que apreciaram uma exposição do Giro (Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva) com demonstração do trabalho que é realizado com as motos, além de equipamentos especiais da equipe especializada e a Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental), com viaturas e informações sobre o papel na preservação ambiental e na segurança da comunidade.
“Ambiente familiar em que os corredores trouxeram suas famílias para ver também a demonstração dos equipamentos da Femarh e das polícias que dão apoio à Fundação na realização das ações de monitoramento e fiscalização ambiental no Estado. O evento é em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho e estamos encerrando o mês com essa corrida”, completou.
Primeiros colocados na corrida receberam troféus
Os três primeiros colocados nas categorias geral, masculino e feminino, PCDs, masculino e feminino e 60 Mais, masculino e feminino, receberam troféus.
Domingos Bruno, 24 anos, vencedor do primeiro lugar na categoria geral estava feliz com o desempenho na corrida e destacou a organização do evento.
“Queria primeiro agradecer a Deus, agradecer os meus familiares pelo apoio, consideração e o voto de confiança. Para mim é emocionante estar no pódio. A corrida foi sensacional, gostei muito. Tem pouco tempo que eu comecei a praticar corrida, mas estou tendo um bom desempenho. Agradeço ao pessoal que organizou todo o evento. Foi muito bom. Só tenho a agradecer”, disse.
Na categoria geral feminina, o primeiro lugar foi para a corredora Naylan Verônica Menezes, 22 anos, que ficou contente com o resultado.
“Comecei a correr no início do ano passado. A focar de verdade na corrida. Eu acredito que através dos treinos constantes e com a ajuda do meu treinador, estou alcançando o primeiro lugar e subindo ao pódio pela primeira vez. Estou muito feliz por essa conquista”, disse.
Por ser a primeira corrida que a servidora da Femarh Bruna Sonai participou, o resultado final foi muito positivo.
“É muito gratificante, até porque é a primeira corrida que eu participo e, só em concluir já é demais. Foi a primeira vez e eu vou continuar. Valeu demais”, garantiu a corredora.
O corredor Pedro Pierre, 64 anos, que competiu também pela categoria servidor e já participou de outras corridas, disse que corre para manter uma boa saúde.
“Tenho 64 anos, e corro há oito anos. Já participei de três corridas da Femarh, mas esta é a primeira que concorro como servidor, mas nunca é tarde para começar. Vamos praticar a corrida ou qualquer outro esporte, porque é bom para a saúde”, finalizou.
Na categoria PCD, os vencedores foram: Paula Gabriele, e Geovani Gambeiro e, na categoria 60 Mais foram: Ivete Brito e José Mário Vieira.
DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS
Glicério lembrou que foram distribuídas mais de duas mil mudas de plantas a pedido do governador Antonio Denarium. Somente no dia da corrida, foram doadas mais de 750 mudas.
“A distribuição de mudas começou na quinta-feira [27 de junho]. Cada corredor, cada inscrito, cada pessoa que passou aqui pela Femarh, recebeu de uma muda a cinco plantas frutíferas, madeiráveis e medicinais. E quem não recebeu pode passar durante a semana na fundação para retirar suas mudas”, recomendou.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Vânia Coelho
FOTOGRAFIA: Taira Guerreiro