Nessa quinta-feira, 7, a Prefeitura de Boa Vista promoveu a 2ª edição do encontro “Mulheres Amadas”, organizado pela Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME BV), com uma abordagem sobre o autoconhecimento emocional para as empreendedoras da capital.
Para a diretora-presidente da AME BV, Luciana Surita, esse espaço fortalece o emocional e inspira novas conquistas. “Esse evento nos mostra que empreender é uma jornada que não precisa ser solitária. Estamos todas juntas e isso faz toda a diferença,” disse.
O “Mulheres Amadas” reforça o compromisso da gestão em oferecer condições mais justas e inclusivas para as empreendedoras do município. A agência trabalha para facilitar o acesso ao crédito, promove capacitação e treinamento, bem como oferece uma rede de apoio que ajuda na conciliação entre vida profissional e pessoal das beneficiárias.
Referências e redes de apoio
As referências para as empreendedoras podem servir como exemplos simbólicos e fornecer lições valiosas, permitindo a percepção dessa representatividade, troca, compartilhamento de experiências e trajetórias de vida. Por isso, o evento reuniu mulheres, criativas, determinadas e fortes que investem nas famílias, na educação dos filhos, empregam outras mulheres e são referência para seu ciclo social.
A terapeuta Bia Feitosa, especialista em saúde emocional feminina, é um exemplo disso. Palestrante do evento, ela apresentou uma reflexão sobre a importância de gerenciar as próprias emoções para fortalecer o caminho no empreendedorismo.
“Uma empreendedora que conhece e acolhe suas emoções consegue lidar com os altos e baixos dos negócios de forma mais saudável. Lidar com clientes, fornecedores e as exigências do dia a dia pode ser bem pesado. Entender nossas emoções ajuda muito a manter a calma e o foco”, contou.
Ana Paula Pereira, empreendedora do ramo de biojoias, participa de todos os encontros e já coleciona momentos especiais. “Acho incrível termos esse tipo de evento, que não é só sobre negócios, mas também sobre nos cuidarmos. Não é só sobre dinheiro, é sobre saber que não estamos sozinhas nessa caminhada”, disse.
Apoio ao Empreendedorismo Feminino em Números
Desde 2022, a AME já investiu mais de R$ 5,968 milhões em linhas de crédito para empreendedores locais, dos quais 72% são mulheres. Entre as iniciativas, destaca-se a linha de crédito “Mulher Empreendedora”, que disponibiliza R$ 3 mil para mulheres que desejam iniciar ou expandir seus negócios. Esse incentivo permite que muitas realizem seus sonhos e impulsionem a economia local, especialmente em áreas como moda, saúde e beleza e alimentação.